quinta-feira, 7 de março de 2013

Michael Steinhardt -- Uma Paixao Pela Performance


Hedge Hunters ( highlights ) 03

Catherine Burton -- Bloomberg Books

Michael Steinhardt



“ Uma Paixão Pela Performance “



Quando Michael Steinhardt tinha treze anos , o presente de Bar Mitsvah ( cerimônia Judaica ) do seu pai , foram dois lotes de cem ações que valiam mais de $ 5.000 : cem da Penn Dixie Cement e cem da Columbia Gás System. As ações chamaram a atenção de Steinhardt logo de cara . Ele era fascinado com a noção de que os preços das ações das empresas iriam flutuar continuamente e que ele ficaria mais rico num dia e mais pobre no dia seguinte.

Ele ficou tao intrigado com o mercado de ações que quase todos os dias após as aulas ele largava seus amigos e pegava o metro ate downtown Brooklyn para os escritórios da Bache & Company , uma corretora de ações . Ali ele observava a fita de cotações e observava os corretores colocando suas posições . Logo cedo ele começou a ler relatórios anuais e outras informações financeiras ; e quando atingiu dezesseis anos , já tinha uma conta corrente na Merril , Lynch , Pierce , Fenner e Smith , onde ele ia e lia as pesquisas de varias empresas e investia o seu dinheiro

Ele já havia sido fisgado ! “ Me apaixonei pelo risco associado as trades e a euforia do rush após o resultado positivo da operação ,” ele diz . Eu não tinha duvidas que herdei este amor da euforia dos ganhos do meu pai , que levou a vida toda tomando riscos e indo alem das suas proprias fronteiras . Psicologicamente , emocionalmente e talvez ate intelectualmente , jogando e pela maneira na qual eu então investia , podem não ter sido tao diferentemente importante para mim .”

Talvez não , mas Steinhardt tinha um dom para manter as chances do seu lado . O hedge fund que ele fundou em NY em 1967 quando tinha vinte sete anos , mostrou um ganho de 99% no primeiro ano . Durante os próximos vinte quatro anos , o fundo produziu retornos de 24% após as despesas , um dos mais longos e melhores records sobre quaisquer hedge funds da industria .



Apesar de Steinhardt ter começado sua carreira como stock-picker , ele mais tarde se tornou conhecido como um dos mais proeminentes macro gestores , perseguindo tendências macroeconômicas na busca da recompensa , pela tendencia das ações , títulos , e numa menor extensão , com moedas.

Uma chave para o sucesso de Steinhardt era sua ” intensidade “

sua visão de que todos os dias eram uma nova oportunidade para ganhar dinheiro . “ Hávia uma ânsia de gestar portfolios de outros o tempo todo , “ diz Steinhardt . “ O que fazia me sentir satisfeito e gratificado era ter uma performance superba . Eu não tinha a habilidade de separar meu ego-senso das minhas performances . Quando as coisas não iam bem , eu não ficava feliz . Ficava imerso numa imensa depressão.”

Quando o fundo de Steinhardt perdeu 31% em 1994 – sua única grande perda da carreira – ele ficou devastado. No Outubro seguinte , com uma margem de 20% ou cerca de $ 2,6 bilhoes no ano ele anunciou sua aposentadoria com 54 anos de idade .



A infância de Steinhardt foi diferente da maioria dos seus colegas de escola . Sua mãe, Claire , divorciou-se de seu pai , Sol , um jogador compulsivo , após menos de dois anos de casamento . Ela educou Michael sozinha , com alguma ajuda de sua própria mãe , quem vivia com eles . Apesar da presença de seu pai ser esporádica nos seus primeiros anos , o velho Steinhardt não queria seu filho perdendo as vantagens dos seus parentes judeus ricos . Depois de sua formatura aos dezesseis anos no segundo grau , Steinhardt decidiu freqüentar a Universidade de Nova York , principalmente pelo fato de ser essencialmente gratuita . Seu pai tinha outras idéias . Levou-o para um jantar numa noite e lhe disse para fazer inscrição na Wharton Escola de Negócios da Universidade da Pennsylvania.

Prometeu a ele que iria custear seus estudos se ele aceitasse.

Ele aceitou e seu pai prometeu cumprir .

Mesmo assim Steinhardt não estava satisfeito com sua sorte.

Com medo de que seu pai de alguma maneira falharia na promessa das despesas de quatro anos na universidade ,

Steinhardt conseguiu terminar o curso em três anos.

Enquanto Stenhardt estava na universidade , seu pai foi preso e eventualmente passou dois anos na cadeia , mas conseguiu pagar todas as despesas da universidade para ele .

Um atalho para três anos , tornou impossível para Michael se graduar em finanças e assim ele se graduou em sociologia.

Sociologia não era um caminho normal para um estudante com tendencia para carreira em Wall Street , mas Steinhardt disse que sociologia provou ser uma grande vantagem para abordagens do comportamento humano , na tomada de decisões. Estatísticas permitiram a ele estabelecer aplicações teóricas em cálculos probabilísticos de vários eventos.

Isso o deixou confortável fazendo quantificações necessárias para informações incompletas nos investimentos.



A habilidade de Steinhardt para lucrar entre os extremos, topos e pisos, exibiu o seu talento para o que ele chamava de “percepção variável “. A maneira de ganhar muito dinheiro era ter uma visão baseada num melhor entendimento e um grande conhecimento que ninguém havia tido ate aquele momento, uma visão que era muito diferente do que o resto do mercado estava pensando . Com esta nova abordagem , ele faria uma aposta concentrada.



Na primavera de 1981 , ele começou a apostar que a economia americana iria desacelerar mais rapidamente do que se supunha, e que as taxas de juros cairiam e os bonds pulariam para cima . Então Steinhardt fez uma grande fezinha . Ele estava gestando cerca de 75 milhoes de dólares em ativos , e pediu dinheiro emprestado para fazer uma aposta de 250 milhoes , e que os bonds de dez anos iriam para o espaço . Ele escalou na posição mesmo com as cotações caindo. Num determinado ponto ele ficou dez milhões “ negativos “ no papel . Alguns investidores caíram fora do fundo porque Steinhardt havia se mostrado como um ” joguete das ações “ e não como trader de bonds . Seu portfolio flutuou violentamente , mas em 30 de setembro de 1981 deu um retorno de 10% . No ano seguinte , ele mostrou , fantásticos 97% de ganhos , devidos principalmente a compra dos bonds.



O portfolio de Steinhardt estava pesando mais com ações com expectativa de quedas de preços , mas em alguns meses , na medida que as ações continuavam a subir ( “ risco obvio “ ) e com medo de ficar numa posição difícil , pensou melhor e ai começou a comprar . Como elas continuavam a subir , ele comprou mais . Ao termino de setembro ele estava com um

“ Up “ de 45% . Mesmo com o S&P 500 caindo 5% em 16 de outubro , ele não estava preocupado . Na segunda feira seguinte

o mercado desabou em queda livre , e Steinhardt , pensando que o pânico já havia passado , comprou mais ações no caminho pra baixo . Pelo final de semana , ele já havia perdido

todos seus ganhos feitos ate agora no ano.

Mesmo com um 1987 desapontador , Steinhardt era um” fazedor de dinheiro “ , e diz ele que uma das chaves do seu sucesso era ser simultaneamente um investidor “ comprador e vendedor “

seja operando day-trade , ou swing .

“ Eu não acho que alguém possa ter uma performance superior sem uma sensibilidade para o curto prazo “ ele diz .

“ Eu mantive muitas posições de longo prazo , mas eu vejo a minha arena como com todas as oportunidades que o mercado oferece , seja no curto ou no longo prazo.”



Ele agora tem uma inclinação para realizar perdas rapidamente ” Eu era muito teimoso “. Mesmo assim ele continua a reexaminar suas idéias em relação a suas posições para assegurar de que ele não estava errado ou que esta ou aquela situação não mudaram.



Steinhardt alega que a sua familiaridade com as ações foi um fator critico em se tornar um top-manager do dinheiro . “ Eu já estava envolvido com ações quando tinha treze anos “ diz ele.

Por volta da época em que me formei em Wharton aos dezenove eu já tinha experiência . Já tinha cometido muitos enganos . Quanto mais cedo VC os comete , mais cedo aprende com eles”.

Para ele as melhores lições vieram com suas maiores confusões

sejam no crash de 1987 que já era previsto, ele perdeu muito dinheiro quando veio , ou na suas apostas em bonds em 1994 as quais causaram perdas de quase um terço de valor do seu fundo. “ Eu não poderia me lembrar das boas trades “ ele diz .

Tudo que posso lembrar são das historia de horror , porque foi através delas que eu aprendi . VC aprende muito mais com suas perdas do que com seus ganhos .







Steinhardt demorou muito tempo , a maioria de sua carreira, para concluir que havia um invariável e distinto padrão na maneira como ele lidava com o dinheiro , se estivesse apostando numa ação , bond , ou moeda e se iria aumentar ou diminuir de valor .” Eu invariavelmente entraria numa posição muito cedo “ , ele diz . “ Eu estava sempre interessado em coisas que estavam fora do contexto , e ficava perfeitamente a vontade comprando coisas perto ou nas mínimas , e que se mostravam horríveis nos gráficos. Eu gostava de comprar coisas que estavam vendendo bem abaixo dos seus preços

anteriores. E aquela mania da mentalidade judia do lado leste da cidade de NY: Se fosse vendida normalmente a $ 9 e eu pudesse comprar a $ 3 , eu estava comprando barato “.



Uma dessas barganhas que Steinhardt se lembra ocorreu em 1993 quando estava examinando a ação da IBM . Logo após quando Luis Gestner se tornou CEO, Steinhardt começou a comprar ações da empresa de computadores . A empresa estava sempre contabilizando grandes write-offs ( prejuizos ) e em função de ser uma gigante do setor , Steinhardt imaginou que ela pudesse se recuperar . As ações estavam num nivel de $40 para cima , quando ele começou a comprar e ele viu elas caírem para o nivel de $ 30 . “ Eu comprei vários milhões de ações ele diz “. A ação começou a virar , e eu comecei a vender a $50 , e neste ponto comecei a escalar para fora , porque ai já estava convicto da operação . Eu era esperto o bastante para antecipar o piso , e que a ação estava barata. Ela tinha ido dos $ 30 , sua mínima por anos a fio – e escalou para os $ 50 , no ponto em que eu estava saindo fora . A questão do quanto ela iria subir , tinha muito pouco interesse para mim . O drama intelectual já havia ido embora . Eu compraria sempre muito cedo , grudava na ação de teimoso , frequentemente realizava perdas muito cedo , ou pegava os lucros tambem muito cedo.

Esse era o meu padrão constante.”

Apostar na ações que ele achava iriam cair era agonizante para

Steinhardt .” Esse lado dos negócios de vender ações era cheio de angustia “ , ele diz . Eu estava indo contra as ações mais favoritas do mundo , as que eram mais atraentes . Algumas vezes eu não tinha coragem de grudar na ação , mas sempre o fazia . Mesmo quando ganhava dinheiro , eu não pensava em quanto iria ganhar . Invariavelmente cobria muito cedo . Tive este padrão durante quase toda a minha carreira . Eu comprava na “ fraqueza “ – como se fosse um “ contrario “ . Eu não tinha a sensibilidade de maximizar o ganho potencial porque o premio intelectual não era assim tao grande , ou então eu contestava.

Tudo girava sempre a respeito de onde estava a minha motivação .” Steinhardt admite que sua abordagem era falha .

“ VC tem que pensar em maximizar seus lucros , e não somente satisfazer o seu ego , “ ele diz. “ Eu não pensava em ganhar , tanto quanto pensava no desafio intelectual .” Mesmo assim ele sempre conseguiu retornos muito bons. Na ocasião em que Steinhardt anunciou sua saída dos negócios , ele disse que 1 dolar investido com ele desde o inicio estava então valendo

$ 462,24 . O mesmo dolar investido no S&P 500 valia $ 17,06 .

“ Em termos de gestar dinheiro com os melhores retornos possíveis no capital , eu era melhor do que todo mundo .”



Pensando bem , no entanto , nunca foi somente , intuição .

Ele aprendeu fazendo . “ Meu instinto era muito bom em função do meu entusiasmo intenso e da extensão de minha experiência desde cedo ,” diz Steinhardt . “ O melhor da alta experiência e que os traders compreendem isso de maneira que outros , na gestão de administração de diferentes investimentos , não !

Quanto mais VC operar , melhor se torna . Ao longo de sua carreira , um gerente de dinheiro pode fazer X decisões ou 50 X mais decisões . Aquele que fizer 50 X mais decisões aprende mais .

O efeito cumulativo de fazer escolhas e reforçar estas habilidades “ ele explica “ , “ são fatos de todos os tipos , julgamentos , gráficos , e históricos de preços que nao ficam necessariamente na sua consciência , mas ficam registrados no subconsciente.”



Steinhardt sempre discutiu se , uma conversa com um gestor pode realmente levar a um equivoco . “ Eu costumava dizer que perdi muito dinheiro negociando com pessoas articuladas

do que negociando por minha própria conta , porque pessoas articuladas tem a habilidade de persuasão e nem sempre estão necessariamente certas , “ ele diz.

“ Nos todos podemos ser persuadidos por outras pessoas , mas no final são os números que importam .”

E ele toma decisões razoavelmente rápidas se alguém tem ou não razão, o que e importante para atingir os números que ele quer.



O que sempre foi importante para mim , era a performance . Eu nunca me importei particularmente em construir uma empresa de gestão de ativos administrados. O que realmente me satisfazia era ter uma performance soberba . Eu me sentia horrível quando minha performance não me fornecia altos padrões. Outras pessoas tem uma perspectiva mais equilibrada ou elas estão preparadas para fazer as coisas muito diferentemente . Constroem um negocio , cultivam clientes , ou uma grande organização . Elas tem uma visão muito diferente de qual seja o seu papel. BH 02.05.2009





Pesquisa , Tradução , Divulgação : Miguel Moyses Neto Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos.

Visite nosso linkedin http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa--- Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias do mundo e seus links ! ou também veja nosso blog :

WWW.linktomike.blogspot.com

Bremense Participacoes Ltda

Desde 1940

mikenet9@gmail.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário