segunda-feira, 11 de março de 2013

—A Percepcao Das Pessoas …...... ?



—A Percepcao Das Pessoas  …...... ?

Vou contar duas pequenas estorias . Uma envolve um futuro presidente , a outra um grande profissional de Golf  com um grande estilo de vida , e apesar dos incidentes ocorrerem há muitos anos atrás eles ainda tem uma conexão na minha mente.
Em 1963 , eu estava em Paris para Copa do Mundo de Golf , quando eu tive a chance de encontrar com Richard Nixon – no Clube de Golf  e ele veio para a minha mesa para falar com Gary Player ; e em outra ocasião , alguns dias mais tarde , no Tour D’Argent , quando ele parou para falar com Arnold Palmer e Jack Nicklaus , com quem eu estava jantando .
Os comentários de Nixon foram agradáveis o suficiente .Mas o que “ ficou “ comigo foi que em ambas as ocasiões , ele usou as mesmas palavras em cinco ou seis sentenças . Foi como se ele estivesse falando com estatuas em vez de pessoas reais , foi como se ele tivesse um estoque de frases para cada tipo de pessoa que provavelmente estava para encontrar – cinco ou seis sentencas para personalidades esportivas , um paragrafo para lideres de empresas e uma outra para figuras religiosas.
A outra estória envolveu o flamboiante jogador de golf , Doug Sanders . Quando começamos a representar o Doug, muitas pessoas me falaram que estávamos cometendo um engano .
O Doug era realmente um tipo ( Las Vegas ) que se mostrava muito. Ele estava sempre com muita gente em volta dele , se
envolvia em muitos eventos e não raro saia arranhado mas era conhecido como uma personalidade amigável . Algumas pessoas o achavam muito controverso, e perguntavam porque eu confiava tanto nele. Francamente , eu confiava em Doug Sanders muito mais do que as pessoas imaginavam . E é isso que trás a minha outra estória .
Numa ocasião Doug estava numa exibição de golf no Canadá . Ele mesmo fez todos os arranjos . Eu não sabia de nada do evento , e como ele recebeu em dinheiro , provavelmente eu nunca iria tomar conhecimento daquilo . Mas uma semana  depois da exibição , nós recebemos um envelope de Doug . Não havia nenhuma nota ou carta , somente a nossa comissão – em dinheiro !
Estou lembrando destas estórias , porque elas demonstram alguma coisa importante a respeito da percepção das pessoas.
O que as pessoas dizem e fazem nas situações mais inocentes,
falam muito de si próprias .
O meu encontro acidental com Nixon , por exemplo , mostrou uma certa insinceridade e um grau de breguice , no mesmo estilo do caso Watergate*. As pessoas não gostam disso,
não confiam nisso e certamente não querem um tipo assim dirigindo seu país.
No caso de Doug Sanders , o valor da comissão era tão insignificante , que poderia passar sem o incomodo de pagar-nos. Mas ate hoje, eu vejo o Doug indo para o hotel , pegando um maço de notas de dólares do bolso , contando a nossa comissão , colocando-a num envelope e escrevendo nosso endereço . Isso é tão parecido com a personalidade de Doug , que nada mais me ocorre quando se trata dele .
Alguém poderia pensar que um futuro presidente americano , foi quem exibiu uma qualidade de seu caráter , ou um jogador de golf com uma fama de golpista tambem . Mas os fatos aqui fazem as conclusões . “ O que isso tem a ver com os negócios”?
Tudo ! No mundo dos negócios é bastante fácil adotar uma personalidade corporativa , ou varias personalidades corporativas  dependendo das situações . Algumas pessoas agem de uma maneira com seus subordinados , de outra com seu patrão , e uma outra totalmente diferente com pessoas fora da empresa.
Mas o verdadeiro “eu”—a própria natureza da pessoa – não pode mudar de cor para manter as aparências. Numa situação com os negócios funcionando , mais cedo ou mais tarde mesmo subjetiva ou abertamente – VC vai perceber que esta lidando com a natureza real daquela pessoa .
Mesmo que seja pouco , VC vai querer ouvir o que as pessoas estão realmente falando para VC , e vai querer estar apto para perceber “ qual é a desta pessoa “ – na sua própria atividade empresarial – “ no contexto geral do personagem . Mesmo que eu esteja vendendo ou comprando ; se eu estou empregando ou
( como consultor ) sendo empregado ; se estou negociando um contrato ou respondendo a uma necessidade de alguém , eu quero saber de onde aquela pessoa é . Eu quero saber a real natureza daquela pessoa .
As circunstancias de negócios sempre recairão nas circunstancias das pessoas. E quanto mais – e mais cedo -- eu conhecer a pessoas que eu estiver lidando , mais eficiente eu serei ! 
·        ”  watergate “ ( nome a que foi dado , o escândalo que ocasionou a renuncia de Nixon a Casa Branca )  Tema numero 1/274 do livro : O Que Eles Não Te Ensinam na Harvard Business School
  • BH.12/12/2006
Pesquisa , Tradução , Divulgação : Miguel Moyses Neto  Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos.
Visite nosso linkedin  http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa--- Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias do mundo e seus links ! ou também veja nosso blog :
Bremense Participacoes Ltda
  


Desde 1940


  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário