terça-feira, 28 de maio de 2013

 
 
Os Madoff Planejam Escrever Seu Proprio Futuro 
 
By DIANA B. HENRIQUES
Published: October 30, 2011

 


Ruth Madoff , lentamente vai reconstruindo sua vida, chamou os crimes do seu marido de “muito alem de qualquer coisa imaginavel”
 
Por cerca de dois anos após Bernard Madoff ter confessado administrar o maior dos esquemas Ponzi da historia, Ruth Madoff –  se apaixonou por ele aos 13 anos e casou com ele aos 18 – se manteve junto ao marido, um homem que o mundo viu como um dos maiores monstros de sangue frio.

Ela ficou com ele apesar das duvidas de sua fidelidade com amigos que se tornaram suas vitimas, e se aprofundaram, com seus dois filhos, os quais insistiram que ela se separasse dele.

Ela finalmente cortou esse vinculo no ultimo Outono, e disse numa recente entrevista. “VC vai me deixar em paz e não me ligar,” disse ela firmemente ao seu marido. Quando ele persistiu, ela mudou seu numero do telefone.

Após anos de silencio e reclusão, Mrs.Madoff concordou em falar com um repórter do New York Times, após ela sobreviver a morte do seu filho, Andrew, o qual pediu a ela que ajudasse a promover a “Verdade & Conseqüências”: A Vida Dentro Da Família Madoff.”


Magra e baixinha, Mrs. Madoff chegou para a entrevista, na casa de sua irma em Boca Raton, Fla., vestida com bordados e pantalonas brancas, e um top nos cabelos grisalhos. Ela falou num tom levemente gutural com a voz embargada e frequentemente a beira das lagrimas, sobre a devastação da sua família – e milhares de outras mais ao redor do mundo inteiro.

“E tão triste,” ela disse. “Tudo que eu pensei sobre as vitimas – e muito difícil de encarar, porque não há nada que eu possa fazer.”

Como tantas daquelas vitimas, ela agora passa exatamente por uma pequena fatia da vida que ela outrora tinha. Foi recusada por diversos proprietários de Manhattan, ela vive numa casa emprestada na cidade em uma comunidade sob vigilância no Sudeste da Florida. Ela enfrenta litígios e “tem medo de gastar um centavo sequer.” O dano que o seu marido inflingiu as suas vitimas ainda choca muito, disse ela—“ foi muito alem do imaginável.”

Mas ela esta lentamente reconstruindo uma vida. Ela trabalhou com crianças que precisavam de atenção e ajuda extra emocional, e agora gasta a maior parte de quatro dias da semana como uma voluntaria para
“Meals & Wheels, onde ela tem uma pequena rede de novas amigas.

Algumas coisas não mudaram. Algumas das vitimas do seu marido ainda a acusam de cumplicidade no crime—o que ela nega – e a atacam na Internet ou na midia quando ela e mencionada no noticiário. Tem sido desta maneira desde que seu marido, um respeitado homem de Wall Street, foi preso por roubar pelo menos
$17 bilhoes em dinheiro e mais $ 64,8 bilhoes em títulos de suas vitimas ao redor do mundo, inclusive varias de sua própria família.

Os bilhões roubados dos investidores pagavam e cobriam os pagamentos para outros investidores. Mas alguns milhões não contabilizados ajudaram o estilo de vida, luxo e extravagância dos Madoffs—Iates , uma enorme casa no litoral da Franca, guarda roupas de estilistas, um diamante de 10,5 quilates, um jato executivo privativo.Tudo isso foi embora, retido pela justiça, para ajudar a compensar as vitimas.

Aqueles tesouros não aparecem nas melhores memórias de Mrs. Madoff de “antes” , ela disse. Ao invés disso, ela falou sobre ser a mãe de dois filhos brilhantes, e trabalhadores do subúrbio de Roslyn, NY.,e passavam o verão num pequeno barco, e os rapazes fazendo coro perto das docas.
Ela acrescenta, “aqueles foram os anos que eu gostei mais do quaisquer outros.”

Mrs. Madoff teve que explicar muito, o porque dela estar ao lado do marido, uma decisão que parecia catalisar a hostilidade publica em relação a paralisia dela em relação aos dias de hoje. De fato, ela e seu marido, “fizeram uma tentativa febril” para se suicidarem, “em função de uma severa depressão.”
Felizmente, nos acordamos na manha seguinte muito doentes mas vivos.” Ela concluiu, “ Por favor entendam que este e um momento muito difícil de admitir.”

Ela ficou com seu marido, disse, porque “eu venho de uma geração onde o casamento tinha um significado importante ficando juntos, para o pior ou para o melhor. Isso era uma agonia, mas eu não podia abandonar o homem que fiquei a maior parte da minha vida inteira.”

Assim, ela o visitou varias vezes na prisão federal em Butner, NC.. Em uma destas visitas em 2009 foi após a publicação de suas memórias, pela qual uma ex executiva, Hadassah , disse ter tido um caso com Mr. Madoff.
Juntando todas as duvidas das décadas anteriores –“ele foi sempre um “flirt,” ela disse – quando confrontou seu marido no quarto de visitas na prisão.

“Eu disse, Diga-me o que aconteceu. Eu não suporto pensar que VC estava mentindo para mim. Ele disse que era totalmente mentira, mas eu não acreditei nele.”

Quando ela finalmente cortou seus laços com o marido, já era muito tarde para seu filho Mark. Após sua tentativa de suicídio em Outubro de 2009, Mark Madoff havia suplicado a ela para se separar do seu pai. Mas ela não agiu rápido o suficiente,disse. Em 10 de Dezembro de 2010, no segundo aniversario da prisão de seu pai, Mark Madoff se enforcou.

Uma vez mais Mrs.Madoff foi a prisão – desta vez para dizer ao marido que o primogênito deles havia se matado.”Ela falou primeiro para o capelão, disse, lembrando com lagrimas. Ele então falou primeiro com Madoff. Eu mal podia falar.”

Mrs. Madoff disse ter sido “assediada” pela sua falta em agir antes do que os apelos do seu filho.” Eu não tinha idéia de quanto isso tudo afetou meu filho tão brutalmente,” ela disse, com as lagrimas pingando de sua face.

Aquela lembrança determinou sua pronta atitude quando, no inicio deste ano, com o filho vivo, Andrew, pediu a ela para ajudar a escrever um novo livro. Apesar da oposição do seu advogado e dos seus próprios receios, ela não hesitou. 
“Eu queria fazer o que ele me pediu para fazer,” ela disse. “ O que eu não fiz no caso do Mark,me arrependerei ate o dia em que morrer.”

Diferentemente da sua mãe, Andrew Madoff saiu do recinto, quando seu pai confessou. Mas isso não a eximiu de quaisquer suspeitas que ela ainda enfrenta.

Como muitos irmãos, Andrew e Mark Madoff sempre foram rivais – Mark sempre foi um atleta melhor, Andrew tirava notas melhores. Seus primeiros casamentos, e os divórcios subseqüentes,puseram novas tensões nos seus relacionamentos. No trabalho, na firma do seu pai, eles divergiam com receio das suas aprovações.

Mas quando seu pai contou para eles em 10 de Dezembro 2008, que o seu sucesso brilhante na realidade era um imenso esquema Ponzi, os irmãos instantaneamente se uniram.

“Qualquer pequena rivalidade, ou raiva, ficou la fora “estacionado,” Andrew Madoff disse numa entrevista recente na ensolarada Manhattan, em seus escritórios dos “Guardas Chuvas” negros, uma preparação emergencial, dos negócios de consultoria fundados pela sua noiva, Catherine Hooper.

Nos sabíamos que teríamos que denuncia-lo, mas não sabíamos como.”

O que eles fizeram em seguida, fez manchetes no mundo inteiro: eles denunciaram e relataram a confissao de seu pai e ele foi preso pelas autoridades da lei bem cedo na manha seguinte. Bernie Madoff se confessou culpado e foi sentenciado a 150 anos na prisão.

O crime de seu pai causou uma gravosa diferença nos destinos dos irmãos.

Quando Mark Madoff tentou o suicídio em Outubro de 2009, seu irmão mais novo ficou furioso, viu no ato do irmão o abandono da família. Numa visita ao hospital, Andrew raivoso, disse a Mark que ele não seria o guardião legal de seus filhos.

Ele reconheceu que sua reação pode ter sido raivosa. Ele explicou, “Eu estava muito zangado com ele. Eu queria ajuda-lo. Mas ele não queria me deixar, e isso foi muito doloroso.”



Ate na época do suicídio do irmão, ele não foi visto nos contatos normais com sua mãe desde antes da prisão.
“Na realidade não pensei sobre minha mãe ou no impacto sobre ela.” Ele e Mark conversaram sobre qual deles iria falar com ela, ele lembrou, mas nunca colocou isso para ela.

Antes disso, ele disse, ela pediu a ele para assinar a fiança do pai. “ Eu estava devastado. Não havia a menor chance de eu assinar, e não podia crer que ela iria me pedir para fazer isso.”

Assim como sua mãe, ambos os filhos foram o alvo das acusações da opinião publica, e que eles estavam envolvidos no esquema.

Ruth e Andrew Madoff negaram isso, nem eles, ou Mark, nunca foram acusados das investigações criminais. “ Eu não tinha como saber “ sobre a fraude elaborada, e nem meus filhos, Mrs. Madoff disse.

Andrew Madoff, informalmente vestido para sua entrevista com jeans e um sweater escuro, foram ate mais enfáticos. “Desde o inicio, quando isso tudo começou, eu queria falar e contar a minha versão da estória. “ Quando Ms. Hooper, sua noiva, sugeriu que ele trabalhasse com Ms. Sandell numa biografia autorizada, ele imediatamente concordou.

Porque? “Eu espero que quando as pessoas ouvirem a minha estória, elas vão me julgar com um pouco menos de rigor,” ela disse.


Mr. Madoff , ficou sabendo sobre a tentativa de suicídio dos seus pais no inicio deste ano. Aquilo me deu uma visão melhor de onde ela estava emocionalmente, quando tudo isso se tornou evidente,” ela disse.

Ele acrescentou, “eu fiquei muito arrasado por ela dentro deste período.”

Ele diz que pensa que sua mãe deveria apresentar um processo de divorcio, mas ela vê isso como um gesto sem importância. Ele também disse que esta trabalhando em um livro para ajudar sua mãe lidar com sua raiva, a respeito das traições do seu pai e vai tratar disso como uma ação hostil e simpática.

Mrs. Madoff, duvida disso, ela disse. Mas ela disse também que gostaria que duas destas questões ficassem evidentes: ela tem a esperança de juntar pelo menos algumas pecas dos destroços da sua família. E ela espera sentir, que possa “descer a rua e manter minha cabeça erguida pelo menos um pouquinho.”

BH 28/05/2013  
Pesquisa , Tradução , Divulgação : Miguel Moyses Neto  Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos.
Visite nosso linkedin  http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa--- Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias do mundo e seus links ! ou também veja nosso blog :
Bremense Participacoes Ltda
  


Desde 1940



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário