quinta-feira, 30 de maio de 2013

Medias Moveis Simples: Uma Ferramenta Util , Mas Secundaria .

 

Medias Moveis Simples:
Uma Ferramenta Util , Mas Secundaria .
                                 
                                      By Jim Wyckoff

Tenho sempre uma “ caixa de ferrramentas “ para abordagem e analise de mercados . Quanto mais recursos técnicos e ferramentas eu tiver a minha disposição , melhores as chances de sucesso nas minha operações . Uma das minhas ferramentas secundarias favoritas são as medias moveis. Inicialmente deixe –me dar uma explicação das medias moveis , e depois eu vou dizer como eu as uso .

Medias moveis são uma das tecnicas mais comuns . Numa media móvel , a mediana matemática alinhavada do preço e calculada sobre um período observado . Os preços ( geralmente precos de fechamento ) neste período são somados e divididos pelo numero total de períodos de tempo . A todos os dias de observação de um periodo e dado um mesmo peso em medias moveis simples . Algumas medias moveis dão um peso maior para preços mais recentes do período observado . Esses são chamados medias moveis exponenciais . Nesta apresentação educativa , eu vou abordar somente medias moveis simples .

O período de tempo ( numero de barras ) calculado numa media móvel e muito importante . Medias moveis com períodos de tempo muito curtos normalmente flutuam e dão mais sinais para o trader . Medias moveis mais lentas usam períodos de tempo mais longos e mostram uma media móvel mais lenta. Quanto mais lentas ou longos os períodos de tempo de uma media móvel , podem não exibir uma posição eficiente de compra ou de venda .


As medias moveis seguem a tendência enquanto “ amaciam “ o movimento de preço . A media móvel e mais comumente usada quando combinada com outras medias moveis que dão sinais de indicação para compra e venda de ações. Alguns traders usam três medias moveis . Os períodos usados para as medias moveis tipicamente consistem de curto , intermediário , e de prazos longos. Um sistema comumente usado e o 4- , 9- , e 18 – dias de períodos de medias moveis.Lembre-se que um intervalo de tempo pode ser de segundos , minutos , dias , semanas e ate de meses . Tipicamente medias moveis são usadas emperiodos mais curtos de tempo , e não para prazos longos , barras nos gráficos de semanas ou meses .

Os sinais de “ cruzamento “ ( indicadores ) de compra / venda normais de uma media móvel são os seguintes : um sinal de compra e produzido quando uma media de curto prazo cruza de cima para baixo a media de longo prazo . Contrariamente , um sinal de venda e emitido quando a media de curto prazo cruza de cima para baixo a media de longo prazo .

Uma outra abordagem e usar o preço de fechamento com a media móvel . Quando o preço de fechamento esta acima da media móvel , mantenha uma posição de compra . Se o preço de fechamento cai abaixo da media móvel , liquide qualquer posição e prepare uma posição de venda ( short-position).

Aqui esta um alerta sobre o uso de medias moveis quando lidar com mercados futuros : elas não funcionam em mercados curtos ou mercados sem tendência . VC pode desenvolver um caso exemplar , com uma “chicotada “ usando medias moveis em mercados ” picados “ ou “ de lado “ . Contrariamente , em mercados com tendência , medias moveis podem funcionar muito bem .

Em mercados futuros , minhas medias moveis favoritas são as de 9- e 18- dias . Eu tambem tenho usado as medias moveis de 4- 9- e de 18 dias em algumas ocasiões.

Quando olhar para gráficos de barras , VC pode mapear diferentes medias moveis ( desde que esteja usando um software apropriado para gráficos ) e imediatamente ver se elas estao funcionando bem e emitindo sinais de compra e de venda durante os últimos meses de preços históricos no gráfico .

Eu disse que gosto de 9-dias e 18-dias de medias moveis para mercados futuros. Para ações isoladamente , eu tenho usado
( e outros profissionais veteranos me tem dito que usam ) a
media movel de 100- dias para determinar se a ação esta pra cima ou pra baixo . Se a ação estiver acima da media móvel de 100- dias ,ela esta pra cima . Se a ação estiver abaixo da media móvel de 100- dias , estará para baixo . Eu tambem uso a media móvel de 100-dias para avaliar a saúde dos índices de mercados futuros de ações .

Mais um pedacinho de conselho : um observador veterano do mercado me disse que os “ fundos de commodities “ ( os grandes fundos que muitas vezes são vistos dominando os mercados futuros operando ) seguem a media móvel de 40-dias de perto – especialmente os futuros de grãos . Então se VC ver um mercado que esteja pronto para cruzar para cima ou para baixo da media móvel de 40- dias , pode muito bem ser que os fundos estejam se tornando bastante ativos .

Eu disse acima que medias moveis simples são ferramentas  “ secundarias “ da minha caixa de ferramentas . Minhas preferidas  ( mais importantes ) são os padrões gráficos básicos, linhas de tendência e analises fundamentalistas .

Obrigado por ler , avalie ou comente esta matéria , sua opinião e importante para o tradutor . BH 18 / 06 / 2007.
Pesquisa , Tradução , Divulgação : Miguel Moyses Neto  Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos.
Visite nosso linkedin  http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa--- Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias do mundo e seus links ! ou também veja nosso blog :
Bremense Participacoes Ltda
  


Desde 1940


Nenhum comentário:

Postar um comentário