quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Curando a Dor de Cabeça Pélvica

By Robert Pinsky para o NYT.

Uma Procura Cética Para a Saúde e a Cura.

 

O apelo para estórias de conversão , sempre dependem da descrição da escuridão antes de saborear : nos desfrutamos do aprendizado em detalhes sobre o sofrimento da pré salvação , do deboche e dos pecados. Quanto mais detalhes melhor.

O novelista inglês Tim Parks compreende este principio . Nas suas peripécias , mesmo esquisitas e ainda longe das dores sem conta e do sofrimento de seu corpo em geral , da sua bexiga e da próstata, do penis e menores partes do corpo em particular , a conversão do ponto de vista cerebral , ansiosa e caçada compulsiva e verbalmente ( o termo

“espremer “ e mais adequado e faz do termo em Yiddish parecer mais apropriado ) para lembrar de alguma coisa parecida com o oposto.

 

Como um pecador redimido quem diverte a sua audiência com lúridos , prolongadas noites sem conta nos bordeis da carne , Parks da uma divertida e ansiosa confissão de sua condição anterior : “ Eu não era nada , somente tensão ... Eu escovava meus dentes ferozmente , como se eu fosse arranca-los para fora . Eu entrava em minhas meias como se estivesse determinado a contrair meus dedos contra elas ... .

Quando eu apertava o botão do elevador , eu o fazia como se minha forca pessoal ali pudesse mandar o elevador para o sexto andar , ou levantar a porta da garage . Enquanto me barbeava eu ficava com as minhas mandíbulas tensas , enquanto eu lia eu ficava com a minha garganta tensa , quando comia  (rapidamente)eu mostrava tensão na minha fronte , e enquanto eu falava eu mantinha meus ombros tensos ou quando eu ouvia , meu pescoço sofria e quando eu dirigia eu ficava totalmente tenso.

 

Esta passagem -- mais longa sem minhas elipses—se estende ao longo de uma pagina inteira . O próximo parágrafo começa , “ E este e somente o sumario mais breve do meu mau ajustado estado mental .”

 

Em um marco de narrativas de conversões , a mania original , se reproduz em uma imagem diante do espelho: nos dias de ontem , hiperbolicamente ansiosos ; no novo, hiperbolicamente ansioso para enumerar a velha ansiedade . Para seu credito , Parks não pretende alguma coisa diferente . Mais ainda , sua própria avaliação , nunca rogada , se engaja em algumas teses mais serias sobre a vida contemporânea , notadamente aquilo que e mais parecido com um paciente , mais perto de todos nos

mais cedo ou mais tarde , somos ou seremos.

 

Com os devidos respeitos para as classes da excelência , médicos humanos e dedicados , na lista a seguir seriam todos muito familiares , com diagnósticos incertos; opiniões conflitantes e ambíguas , com o cirurgião ambicionado a fazer o que fosse preciso na sua especialidade e com treinamento aperfeiçoado , os procedimentos e instrumentos humilhantes ( Parks fornece ilustrações grotescas de investigações penianas , cadeiras com selas , exames de anatomias medicas das tripas) , os amigos ou parentes de médicos que se tornam impacientes com os amigos de pacientes com sentimentos ou sintomas ambivalentes , sintomas tratados com causas irrelevantes que não casam com os perfis apresentados ; práticos muito caros que são imensamente corteses e atenciosos do que a maioria , mas realmente não diferentes ; no momento em que os pacientes chegam a conclusão que os doutores não fazem o suficiente para “ VC e eu caro paciente “ mas mais parecido com “ meus colegas a equipe e eu .”

O paciente e alguém que merece toda a nossa atenção.

 

Nesta jornada fora de tal passividade e miséria , Parks descobre um livro que oferece a ele um primeiro passo longe da dor , de uma urinação freqüente atrapalhando o seu sono , dos episódios medrosos emvolvendo aquilo que a equipe de Monty Python costumava chamar de bits “ nojentos “ . Este livro tem um titulo confuso ( Parks disse ) , lúdico e mesmo assim atraente como : “ Uma Dor De Cabeça Na Pelvis “ .

( há também uma confusão de qualidade no próprio titulo , muito possivelmente deliberado e intencional para evocar as doenças da alimentação ,matérias, que são serias e embaraçosas. O subtítulo sugere esta dualidade explicita . Parks da aos leitores , uma simpática e ate sincera alteração entre a comedia e um desespero real , com as medidas flutuantes , reguladas por “ um ceticismo “ e uma necessidade para a saúde e a cura .” ) 

 

“Uma Dor De Cabeça Na Pélvis” pelas contas de Parks recoloca a abordagem medica reinante para uma

“ prostatitis chronic ”  como uma tese de órgãos e suas conexões interconectadas . Ao invés disso , este livro escrito por um urologista ( Rodney Anderson ) e um psicólogo ( David Wise ) enfatizam os músculos , particularmente os músculos da pélvis . Um capitulo a respeito da técnica de “ relaxamento paradoxal “ fascinou Parks : concentrando em um músculo tenso da base pélvica não tentando ralaxa-lo . “ Mais difícil do que aprender o piano, “ e como Parks cita Wise , quem ele mesmo sofreu por décadas de uma dor pélvica , antes da sua descoberta . ( Um momento de surf na Web descobre que “A Dor de Cabeça Na Pélvis” esta na sua sexta edição , e já tem atraído muitos testemunhos fervilhantes.)

 

Mas para Parks e suas próprias dores de cabeça pélvicas ( ou dores mentais pélvicas ?) , aquele livro não e mais do que um guia útil longe de um pensamento medico insatisfatório . Na ultima conversão , ele revela o premio pela sua questão , uma meditação para Vipassana : “ Alguma coisa aconteceu no meio das dores comuns e furiosas , com uma estranha naturalidade e consciência , inevitavelmente e finalmente fundida com o lábio superior : a respiração , o labio , a mente , essas aparentemente entidades incompatíveis fizeram e se juntaram , fluíram juntas , eram somente uma. Eu era o meu lábio banhado em suspiros suaves ... e então , como se fosse um toque de um acendedor , com as coxas escaldantes , tensionadas rígidas e as ancas soltas .

Num momento , o corpo inferior afundou em profunda suavidade.   

 

Isso parece convencional , mas não e tolice . Apesar dele poder cair numa linguagem de devoção , não pode

( um senso de atualismo ,” “ eu estava na xícara , e estava colado com melão “), Parks e a favor da maior parte em alerta , um guia inteligente para ambos as suas vontades e a sua salvação dele .

 

Um lapso peculiar rola através do livro : um dualismo insistente e cego entre as palavras de um lado , e o corpo humano do outro lado distante . Palavras , declara Parks , são “ puro material mental “ e em suas mentes, na companhia do seu corpo.” Esta divisão absoluta e uma assertiva esquisita , especialmente para um escritor . Afinal de contas , os escritores habitualmente falam a respeito de “ Voz “ e “Forma “ e “arquitetura” de maneira que são mais do que meramente figurativas.

 

As palavras não são somente conceituais . Elas também são vibrações que emergem da boca humana.

Deixando a poesia de lado , os ritmos diferentes da sentenças de Ernest Hemingway e William Faukner , os padrões consoantes de Jane Austen e Samuel Johnson são em parte assuntos corporais. Se VC imaginar a si próprio recitando as frases e as sentença de tantos escritores diferentes em voz alta , a sensação e muito diferente. As sentenças nas quais Parks descreve a sua postura ( passada ) terrível ou os seus problemas urinários ( dispersos ) tinham sons e cadencias diferentes daqueles que alguem poderia compor.

Mesmo assim Parks insiste que as palavras são puramente cerebrais , totalmente saídas do corpo.

Isso parece especialmente estranho vindo de um bilíngüe homem inglês que vive e ensina na Itália : como alguém poderia ignorar o fato de que as diferenças entre as duas línguas serem vogais – quero dizer – tao fisicas quanto intelectuais .

 

Mais ainda , Parks e filho de um clérigo que pode se lembrar dos sons dos sermões do seu pai : “ eu escutei sua voz .” Talvez esta seja uma parte importante da estória . Numa passagem muito emotiva perto do final de “ Ensine-nos a Sentar Quietos, “ um lider de meditação Vipassana cita o mais eloqüente dos convertidos , São Paulo : “ Por agora minha fe e obediência , esperança , caridade , destas tres:

mas a maior delas , e a caridade .” No que o líder argumenta , Parks consegue após uma disputa , desejar bem ao seu pai morto . A caridade do convertido em direção as suas próprias, diretamente ao passado e as figuras centrais seja – usar a palavra que Tim Parks ganha no curso de sua vulnerabilidade

vencedora e curadora – de seu livro maníaco .

 

O livro “ Poemas Selecionados “ de Robert Pinsky foi publicado em Abril deste ano de 2011.

 

Obs: Matéria um tanto quanto , ininteligível ! (NT)

 
 
Pesquisa , Tradução , Divulgação : Miguel Moyses Neto Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos !!!
Visite nosso linkedin  http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa--- Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias do mundo e seus links ! ou também veja nosso blog :
Bremense Participacoes Ltda
  
 
 
Desde 1940
 
 
 
 
 


 

 

 

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário