segunda-feira, 1 de julho de 2013

Perseverar + 25 Conselhos Para Escrever Melhor by Jocelyn K. Glei

Perseverar + 25 Conselhos Para Escrever Melhor
                                                

Quando George Plimpton perguntou a Ernest Hemingway, qual seria o melhor treino para um escritor escrever melhor, isso foi em 1954, numa entrevista, Hem respondeu, “ Digamos que ele fosse la para fora e ficasse quieto, porque ele pensava que escrever bem e dificilmente impossivel. Ai então ele deveria voltar sem nenhuma desculpa e e forçasse a si mesmo a escrever bem, tanto quanto pudesse pelo resto da sua vida. Pelo menos ele teria uma estória para pensar e e começar.”

Hoje em dia escrever bem e muito mais importante do que nunca. Longe disso ser um privilegio de um grupo seleto como era nos dias de Hemingway, escrever como uma ocupação diaria para todos nos – por emails ou nos blogs, e através da mídia. Também e um jeito primário para documentar, comunicar, e refinar as nossas idéias.
Como um ensaísta, programador, e investidor, Paul Graham tem dito que, “ Escrever não e somente comunicar as idéias: escrever também as geram. Se Vc for ruim para escrever e não gosta, VC vai perder a maior parte das idéias que a escrita pode gerar.”

Assim então, o que VC pode fazer para incrementar a sua escrita e ficar de bem com ela ? Abaixo, VC vai encontrar 25 alfinetes de visões de alguns escritores excepcionais. Na medida em que eles estao todos focados na arte de escrever, a maioria destas dicas tem a qualidade para empurrar para frente projetos criativos de quaisquer espécies.

1-   PD James : Se somente sentar para escrever, não planeje nada para escrever – escreva. E somente através da escrita, e não sonhando que VC vai desenvolver seu proprio estilo.
2-   Esteven Pressfield : No começo, antes que VC esteja pronto...
[A] Resistência sabe que quanto mais ficar enrolando para “ficar pronto” mais tempo e sabotagem teremos para nos mesmos. A Resistência adora quando nos hesitamos, quando nos preparamos com exagero. A resposta : mergulhe fundo.

3-   Esther Freud: Para encontrar com a nossa rotina...

Busque pela melhor hora do dia para escrever e escreva.
Não deixe que nada ou ninguém interfira. Depois de tudo, não importa se a cozinha esta uma bagunça.

4-   Zadie Smith : Para desligar ...

Trabalhe com um computador que esteja desconectado da Internet.

    5—Kurt Vonnegut : Pra achar um tema ...

Procure por um tema que VC goste, no qual VC realmente tem no seu coração, e sinta que os outros deveriam gostar também. E este cuidado genuíno, e não seus joguinhos com a linguagem, que vão ser o elemento mais sedutivo e compulsivos no seu estilo. Não estou dizendo para VC escrever uma novela, por acaso – apesar de não me preocupar se VC escrevesse uma, sempre com a preocupação genuína de gostar do tema ou de alguém.
Uma petição para o prefeito da cidade sobre um buraco em frente da sua casa ou uma carta de amor para a garota da casa vizinha poderão fazer isso.

6-Maryn McKenna : Ao manter seus pensamentos organizados ...

Busque um esquema organizador para suas anotações e materiais : mantenha isso junto, ( se VC estiver transmitindo algumas notas sonoras ou notas do computador, não deixe as coisas para trás ) ; e seja fiel a elas : Não seja exaspere se houver um esquema melhor de outra pessoa. Em algum ponto durante seu trabalho, alguém vai liberar aquilo que vai parecer como uma peca brilhante de software, a qual vai resolver todos os seus problemas. Resista a urgência de para tentar também, qualquer que seja a não ser que: 1) seja endossado por pessoas cujos trabalhos já são conhecidos como serrem seus mesmos ou 2) VC saiba como incrementar rapidamente sem um monte de arranjos desnecessários. Retrabalhos de esquemas organizacionais são incrivelmente sedutores e sugam o tempo demasiadamente.

7- Bill Wasik : A importância de ter uma linha de destaque...
Agarre numa linha de conduta e fique com ela para toda sua vida. VC poderá ajusta-la no meio das correntes, mas não tente escrever somente para achar a maneira melhor para uma estrutura: pense sobre a melhor estrutura e depois escreva em cima dela. Seus destaques serão vigiados através dos períodos, quando VC possivelmente não poderá imaginar se vai terminar a danada da coisa – nestes tempos – seu destaque ira deixar VC ver isso como sequencias de sessões de 1.000 palavras.

8- Joshua Wolf Shenk : busque sempre através do primeiro esboço...
Quanto mais cedo VC conseguir um esboço, melhor. E difícil saber a forma da coisa ate que VC tenha um esboço. Literalmente, quando eu escrevi a ultima pagina do meu primeiro trabalho de “ Lincoln, A Primeira Melancolia,” Eu pensei, mas que merda, agora tenho que pegar o formato disso. Mas eu desperdicei anos, literalmente, escrevendo e reescrevendo o primeiro terço para a primeira metade. A velha regra do escritor se aplica : tenha a coragem de escrever mal.

9—Sarah Water : Sendo disciplinado...
Vários escritores tem um pouco de preconceitos sobre isso. Graham Greene, escreveu famosamente cerca de 500 palavras por dia. Jean Paldy, conseguia 5.000 ate antes do almoço, e ai ficava respondendo emails dos fans durante a tarde. O meu mínimo e são 1.000 palavras por dia – o que algumas vezes e fácil de atingir, e algumas vezes francamente e quase como botar para fora um “tijolo” na privada, mas eu fico na minha mesa ate chegar la, porque eu sei que fazendo isso, eu estou enchendo o livro pela metragem. Aquelas 1.000 palavras podem muito bem ser mais fáceis de rabiscar – elas sempre são. Mas ai então, e sempre também mais fáceis de retornar a elas e escrever melhor.

10- Jennifer Egan : Em tendo a vontade de escrever mal...

[ Que Seja] vontade de escrever mal. Não vai doer nada se VC fizer isso. Eu acho que há no medo de escrever mal, existe alguma coisa primaria sobre isso, como: essa porcaria esta saindo de mim...” Esqueça isso! Deixe as coisas flutuarem e as coisas boas vão aparecer. Para mim, um mau começo e somente um mal começo. Não tem nenhuma importância. VC tem que dar a si mesmo permissão para fazer isso porque VC não pode esperar para escrever regularmente e sempre escrever bem. Isso acontece quando as pessoas tem o habito de esperar pelos bons momentos, e isso e quando os “tijolos” costumam a aparecer. Tipo assim : não esta acontecendo comigo. Então, talvez seja bom escrever, quando isso não aconteça, mas deixe algumas coisas ruins ocorrerem ... Quando eu estava escrevendo
“ A Coisa “ minha escrita estava tão ruim. Muito ruim mesmo. Meu titulo, para aquele primeiro esboço era
“ Um Drama Curto & Ruim “ . Eu pensei : “ Como poderei desapontar ?”

11- Al Kennedy: O medo ...

Não tenha medo de nada. Isso e impossível. Mas deixe os pequenos medos fazer com que VC reescreva e deixe de lado aqueles ate que eles se comportem—então use-os para, talvez escrever sobre eles.Com muito medo, VC vai conseguir será o silencio.

12- Forca De Vontade: Em não olhar para trás...

Não olhe para trás ate que VC tenha escrito tudo que tem desenhado na sua mente, comece o dia simplesmente pela ultima sentença que VC escreveu no dia anterior. Isso previne aqueles sentimentos esquisitos, e quer dizer que VC tem um esboço para trabalhar, antes que VC siga em frente com o que vem a seguir, com tudo em mente... A revisão e edição.

13- Haruki Murakami : Na construção da sua habilidade para concentrar...

Nas correspondências privadas o grande misterioso escritor Raymond Chandler uma vez confessou, que mesmo que ele não escrevesse nada, teria que ter certeza de sentar na sua mesa todos os dias seguintes e se concentrava. Esta era a maneira, de Chandler dar a si mesmo a vontade física necessária para um escritor profissional, precisava para tranquilamente reforçar a sua forca de vontade. Este tipo de treinamento diário era indispensável para ele.

14- Geoff Dyer : O poder de projetos múltiplos...

Tenha mais de uma idéia em sequencia a qualquer momento. Se houver uma escolha entre escrever um livro e fazer nada eu vou sempre escolher a ultima. Se for somente uma escolha sobre dois livros, eu vou somente escolher um deles do que os dois. Tenho que sentir sempre que tenho uma “caixinha secreta” com alguma coisa dentro.

15- Augustus Burroughs: Pegue sempre alguém para ficar ligado...

Não fique cercado de pessoas que são negativas ou que não dao suporte as coisas que VC escreve. Faca amizades com os escritores, para que VC esteja sempre numa comunidade. Que seja sempre a comunidade de amigos escritores, bons e que vão dar a VC retornos e boas criticas na sua escrita, mas na realidade a melhor maneira de ser um escritor e sempre ser um escritor.

16- Neil Gaiman : Sobre os retornos que VC recebe...

Quando as pessoas dizem alguma coisa errada sobre VC, ou que também não sirvam para eles, geralmente estao certos. Quando eles dizem exatamente o que pensam, e como consertar, geralmente eles estao errados.

17- Margaret Atwood : Sobre os leitores secundários.

VC nunca poderá ler seu próprio livro com aquela antecipação inocente que vem junto com aquela primeira pagina deliciosa de um livro novo, porque foi VC que escreveu o livro. VC estava nos bastidores. VC sabe como os coelhos estavam escondidos dentro do chapéu. Portanto pergunte a um amigo ou dois para dar uma olhada nele, antes que possa dar para alguém publicar comercialmente. Este amigo não poderá ser qualquer pessoa com o qual VC tenha tido um relacionamento romântico, a não ser que VC esteja pronto para quebrar a relação.

18- Richard Ford : Sobre a fama e o sucesso dos outros...

Procure pensar sobre a sorte dos outros para o seu próprio encorajamento.

19- Helen Dunmore: Sobre quando saber a hora de parar...

Termine a escrita do dia quando VC ainda esta com vontade de continuar.

20- Hilary Mantel : Sobre quando VC ficar empacado...

Se VC ficar empacado, saia da sua mesa. Vai dar uma caminhada, tome um banho, va dormir, faca um bolo gostoso, desenhe, ouça musica, medite, ou faca exercício físico; qualquer coisa que VC faca, não fique enrolado la pensando sobre o problema. Mas não telefone, ou va para uma festa; porque se VC for, as outras pessoas vão começar a falar exatamente no espaço das palavras que VC esqueceu, deveriam estar. Abra um buraco para elas, ou crie um espaço. Seja paciente.

21- Anne Dillard : Sobre as coisas saindo de controle...

Um trabalho em evolução, rapidamente se torna feroz. Ele reverte para uma situação de humor da noite para o dia... Parece um leão aumentando sua forca. VC tem que visita-lo todos os dias, VC esta sempre certo, com medo de abrir a porta para o seu quarto. VC entra no quarto com coragem, segurando uma cadeira e gritando para aquilo, ‘ Simba ! ‘       

22- Cory Doctorow : Escrevendo quando as coisas ficam difíceis ...

Escreva mesmo que o mundo fica caótico. VC não precisa de um cigarro, silencio, musica, uma cadeira confortável, ou uma paz interna para escrever. VC somente precisa de dez minutos e um assunto para escrever.

23- Chinua Achebe : VC fazendo tudo que pode ...

Eu creio que ser um bom escritor, não precisa necessariamente de dizer qualquer coisa a não ser manter para si mesmo. Pense somente no trabalho que VC mesmo preparou para fazer, e faca tão bem quanto puder. Uma vez que VC tenha feito tudo que podia, ai então VC poderá mostrar para as pessoas. Mas eu penso que este não e o caso para os mais jovens. Eles fazem um primeiro esboço e querem alguém para terminar o trabalho com um bom conselho. Assim sendo eu posso manobrar para sair disso. Eu digo, mantenha-se firme. Eu aumento meu reconhecimento de que não há ninguém para me dar qualquer conselho e que VC faca o melhor que pode, e se isso não for suficiente, em algum dia VC poderá voltar a ter as mesmas condições.

24- Joyce Carol Oates : Sobre perseverar...

Eu tenho forcado a mim mesmo a começar a escrever sempre, quando estou exausto, ou quando eu me sinto fraco, quando eu jogo cartas, e quando nada parece funcionar ou durar por mais do que cinco minutos... e ou de alguma forma a atividade de escrever muda. Ou aparentemente parece mudar.

25- Anne Enright : Ou sobre a causa de todos estes conselhos realmente não importam...

O jeito de escrever um livro, e realmente escrever um livro. Uma caneta e sempre útil, datilografar ou digitar também e bom. Mantenha sempre pondo palavras nas paginas.

E VC ?

Quais são as dicas que mudaram seus caminhos para escrever  com excelência ?
BH 01/ 07/2013
Pesquisa , Tradução , Divulgação : Miguel Moyses Neto  Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos.
Visite nosso linkedin  http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa--- Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias do mundo e seus links ! ou também veja nosso blog :
Bremense Participacoes Ltda
  


Desde 1940



       


Nenhum comentário:

Postar um comentário