sexta-feira, 4 de abril de 2014


O Que Rachmaninoff Significa Para Mim?

 

By Nareh  Arghamanyan

 

Seria ele algum outro criptografo de sua própria magia misteriosa chamada “musica” ? Ou seria ele um criador? Talvez um musico nômade? Ou talvez ate mais do que um grande compositor ou um pianista? O que estaria ele mostrando para mim por sua visão sombria, as vezes ate suave, algumas vezes ate uma musica encorajadora e enobrecedora? Teria eu condições adequadas para ouvi-lo, ou pelo menos ate sentir a transferência dos seus sentimentos e de suas emoções para suas audiências e plateias? Porque sera que eu interpreto suas composições? Alguma coisa mudaria em seu mundo maluco se eu não interpreta-las... Fantasia, imaginação, ilusões, beleza absorvente, visoes impossíveis, insghts poderosos, divina serenidade, cores brilhantes, em direção a luz e a eternidade...

A musica de Rachmaninoff esta cheia de todos estes elementos e e isso que também me atrai e me move. Mas seria so isso?... Eu quero, eu tento, discernir a pessoa de Rachmaninoff atrás de sua musica (ou talvez a frente dela?), para compreender de onde ele veio, o que fez a pessoa que ele era, o que enriqueceu tanto o seu espirito, por exemplo seus Etudes tableau, cujas imagens ele desejou desenhar com a sua fantasia poderosa—ou porque ele era capaz de sempre ter as mesmas visoes? – O que sera que ele estava a dizer com o titulo de um estudo? Mais tarde, eu me vi diante de uma frase de Rachmaninoff, o próprio, dizendo: “Eu não acredito em um artista mostrando muitas imagens. Deixe que ele mostre para si mesmo aquilo que ele imagina mais apropriado.” E assim eu tentei e deixei minha fantasia voar livre: sinos tocando ao entardecer, um ciclone, uma amazona que se perde numa floresta escura Russa, a qual não foi resgatada, e finalmente se mistura com a escuridão mística, um funeral ritualístico, a loucura... Alta, cadavérica, com olhos grandes profundos e azuis, e longos dedos e ossudos, buscando migalhas, e constantemente sem descanso em busca de uma fuga da sua jaula, nervosa, sem nenhuma auto confiança, e sempre profundamente rejeitada... A falta de sua casa, vivendo no exterior por um quarto de século... levanta e cai novamente, e depois levantando de novo, e ainda caindo novamente... Musica e poesia; a triste e nostálgica poesia que sempre acompanhou sua vida ... Rachmaninoff era um cristão ortodoxo e sabia como usar a linguagem dos símbolos; e assim, sabia como manusear, para criar trabalhos capazes de abrandar e purificar uma pessoa, trazendo sobre si maiores sentidos e insights emocionais. Assim como a lua reflete a luz do sol, Rachmaninoff refletia em sua musica o calor do fogo eterno, uma existência da qual nos imaginamos somente uma luz diminuta, na tentativa de dispersar o mistério com nossas mãos. Ele foi abençoado com um talento musical extraordinário, ele dominava a arte de conduzir e criar obras de arte musicais – e ao mesmo tempo era um excelente pianista—e mesmo assim não foi reconhecido pela maioria dos seus críticos contemporâneos, e os amantes da musica. Pela sua técnica brilhante, seu ouvido excepcional, sua musicalidade poética e a amplitude da sua performance, criou uma impressão equivocada: de que era mais um brilhante pianista do que um compositor. Os críticos sempre condenaram Rachmaninoff como compositor, assim como também diziam faltar nele a profundidade; consideravam seu trabalho como sendo sentimental e manipulador, baseado não nas regras da composição, mas ao invés disso na emoção e na percepção sensorial. Por outro lado, o uso abrangente destes elementos estruturados, estilísticos, e arquitetados, demonstram que estamos lidando aqui com um mestre profissional, que tinha uma ampla compreensão dos segredos envolvidos com a composição. Uma outra e mais convincente manifestação deste fato era a prioridade que ele dava aos contrapontos na maioria de suas composições. Rachmaninoff foi muito influenciado e inspirado por Bach e o considerou como o pai prévio de todos os compositores. Ele enriqueceu a arte da polifonia com  novas cores mais brilhantes. Neste álbum, “O Plantio e a Colheita Do Sofrimento” eu inclui trabalhos de todos os períodos da vida criativa de Rachmaninoff. A minha intenção foi a de apresentar o inteiro spectro de sua personalidade, demonstrando a interconexão entre estas obras, e sublinhando as características inerentes de cada obra.

BH 09.03.2014

  

 

Pesquisa, Tradução, Divulgação: Miguel Moyses Neto  Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos.

Visite nosso linkedin http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa---Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias e os links das empresas & nomes mais famosos do mundo! ou simplesmente visite nosso blog :


Bremense Participacoes Ltda
  
 
 
Desde 1940
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário