terça-feira, 12 de maio de 2015


            O Que Sera Antifragile?

                            By Jonathan Becker, Published April 2015

Ok, vou admitir : tenho evitado ler ANTIFRAGILE, o mais recente livro de Nassim Nicholas Taleb. Não tenho nada contra Taleb; eu o sigo no Twitter e realmente gostei de seus livros anteriores, O Cisne Negro e Iludido Pelo Acaso.

Todo este barulho rondando Antifragile foi confuso. Um amigo meu resumiu sua opinião em uma palavra: “Eh,” eu ainda lembro uma critica vivaz no NY Times que incluía esta sentença :

Infelizmente ele esta ensinando estas licoes com uma grandiosidade feroz e sem colóquios, com dramatizações a parte.

Ai, esta doeu. Mas nesta semana, eu finalmente li Antifragile. De capa a capa. E gostei. Não tanto quanto os outros dois livros, mas há muito neste que vale a pena ler.

Ele começa com o conceito da antifragilidade, a própria. Isso não quer dizer não frágil ou inquebrável. Taleb usa a palavra para se referir a uma categoria de coisas que ficam melhores com a adversidade e vai melhorando em face do caos. Por isso o sub-titulo do livro e : “ Coisas Ganhas Com a Desordem.”

O protótipo exemplo e a HIDRA, uma criatura mitológica Grega com muitas cabeças. Quando uma cabeça e cortada, duas outras crescem no lugar daquela. Um exemplo mais comum acontece no gym. Quando eu levanto pesos, a minha musculatura se enfraquece levemente, eu fico mais forte e depois posso levantar mais peso. De fato, nossos corpos são inteiramente antifrageis. São estimadas que morrem 300 milhoes de células em nosso corpo a cada minuto, mas nossos corpos se adaptam.

Unidades menores tendem a ser mais frágeis do que as maiores, sistemas mais complexos dos quais fazem parte. Os indivíduos são mais frágeis do que as famílias, famílias são mais frágeis do que as comunidades. A mesmo dinâmica existe entre os vizinhos, cidades, e países. E claro, nem todas as comunidades e nem todos os países são igualmente antifrageis. O império romano pode não ter sido construído em somente um dia, mas também não durou muito. E Roma ainda esta por ai.

Entao como uma organização se torna antifragile?

Inesperadamente, e pela não tentativa de se proteger. Estabilidade não e necessariamente uma boa coisa. Quanto mais nos avancamos sem variações, sem voltar atrás, sem aleatoriedade, pioram as consequências e serão tao imprevisíveis ate que finalmente acontecem. Nas palavras de Taleb:

Prevenir, torna as coisas piores no longo prazo. [...]

Eu tenho sido muito cético para quaisquer formas de otimizações. No mundo do Cisne Negro, a otimização  não e possível. O melhor que VC pode fazer e uma redução na fragilidade e uma robustez maior.

Minha interpretação ? Taleb aceita com minha concordância que “fracasso e um novo cisne negro.” Se VC quser ser antifragile, VC deve estar a vontade para cometer e abracar os equívocos.

BH 12 05 2015

Uma pequena informação, quando compartilhada pode percorrer um grande caminho, mas acaba sempre encontrando seu legitimo destinatário !!!

 

Pesquisa,Traducao & Divulgação: Miguel Moyses Neto  Se gostou desta matéria , divulgue para seus amigos  ou também pode visitar nosso linkedin http://br.linkedin.com/pub/miguel-moyses-neto/28/971/9aa---Twitter: @mikenetIT onde VC poderá ver as principais agencias de noticias e os links das empresas & nomes mais famosos do mundo! ou simplesmente visite nosso blog :


Bremense Participacoes Ltda
  
 
 
Desde 1940
 

      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário